Edições anteriores

  • Journal of Hospital Sciences
    v. 2 n. 1 (2022)

    É com grande alegria e satisfação que damos continuidade aos trabalhos editoriais e científicos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Real Hospital Português. 

    Diante da complexidade e heterogeneidade das atividades profissionais desenvolvidas em nossa instituição, o que inclui atendimento a pacientes de todas as faixas etárias, em todas as especialidades, seja em caráter emergencial ou eletivo para intervenções diagnosticas e terapêuticas, é nossa intenção promover o escopo das publicações de modo a incluir não apenas a assistência, mas também a gestão e operação da atividade hospitalar. 

    A qualidade da assistência está vinculada ao bom desempenho harmônico destas áreas de atuação profissional, portanto reforçamos o nosso desejo de incentivar a publicação, de forma rotineira e sistemática, destes conteúdos. 

    O segundo volume do Journal of Hospital Sciences está publicado! 

    Maria do Carmo Lencastre 

    Diretoria do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa

  • Journal of Hospital Sciences
    v. 4 n. 1 (2024)

    A Medicina, profissão milenar, nasce quando seus precursores começam a acumular e preservar conhecimento sobre o funcionamento do corpo na saúde e na doença. 

    Hipócrates, nascido na ilha grega de Kós, é considerado o Pai da Medicina por contribuições duradouras como a categorização sistemática das doenças e por associá-las a fatores da natureza, do paciente ou do ambiente em que ele estava inserido, descartando explicações místicas e religiosas. A assistência com dedicação mas também com ética é uma marca da escola hipocrática.  Também já havia preocupação em aprimorar continuamente o conhecimento.  Dentre seus muitos ensinamentos estava a orientação de que cada médico mantivesse registros claros e objetivos dos achados clínicos e dos métodos terapêuticos utilizados de modo que pudessem servir de orientação para outros colegas.  Outra herança, ainda atual, é seu Juramento que ainda hoje professamos e onde nos comprometemos a “fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino (...) os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão”.  Fica evidente, portanto, que desde seus primórdios a Medicina vem apoiada no tripé Assistência-Ensino-Pesquisa.

    Passados quase 2.500 anos este tripé se mantem essencial para a boa prática, não só da Medicina, mas de todo o cuidado em saúde. A assistência de excelência, objetivo final,  só é possível com uma equipe bem treinada, não só no aspecto técnico mas também humanístico. O ensino funciona como uma via de duas mãos, de um lado formando novos profissionais e de outro cobrando atualização continua daqueles que já estão em campo. Por fim, pesquisa gera o conhecimento e a pesquisa realizada localmente gera conhecimento adequado à realidade local. 

    O Real Hospital Português, ao longo de sua história, se tornou referência na assistência por ter atraído para seus quadros grandes mestres que fizeram escola e deixaram sucessores.  Também tem sido campo para incontáveis pesquisadores que tem colocado a realidade de nossa região nos periódicos especializados.  A fundação do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa em 2011 e mais recentemente a publicação deste Journal of Hospital Sciences mostram a forçado seu comprometimento com a pesquisa, o ensino e a assistência.

    Dr. Noel Loureiro

  • Journal of Hospital Sciences
    v. 1 n. 1 (2021)

    A valorização do trabalho científico enobrece a trajetória de uma Instituição. Vanguardista desde sua fundação, o Real Hospital Português de Beneficência em Pernambuco incentiva os profissionais a se dedicarem à pesquisa e à ciência, não apenas porque reconhecemos a capacidade das nossas equipes, mas por sabermos que compartilhar o que as pessoas têm a dizer, seus resultados e conquistas são fundamentais para transmitir conhecimento para as próximas gerações.

    Dez anos após a fundação do Instituto de Ensino e Pesquisa Alberto Ferreira da Costa e doze anos do início do nosso Programa de Residência Médica, comemoramos o lançamento da Journal of Hospital Sciences, publicação que permitirá levar fora muros do Hospital os tantos grandes feitos da nossa gente. É esse olhar voltado para o futuro que garantirá a longevidade da nossa Instituição.

    Alberto Ferreira da Costa

  • v. 3 n. 1 (2023)

    O Journal of Hospital Sciences chega ao seu terceiro volume. O sentimento de consolidação do instrumento de divulgação da produção científica do RHP é notório . Como diretoria médica relacionada ao instituto de ensina e pesquisa Alberto Ferreira da Costa (IEPAFC) nos enche de orgulho escrever estas palavras.

    O desafio de fazer a verdadeira ciência nos dias atuais é hercúleo. As barreiras da desinformação são uma constante ao longo da jornada, uma vez que se tornou extremamente fácil produzir e divulgar informações imprecisas. Neste aspecto, não so produzir informação cientifica de qualidade e com excelência, mas sobretudo divulgá-la de forma democrática, elegante e com credibilidade tornaram-se fundamentais. E neste contexto, nada mais identificado com estes valores que o compromisso do RHP, aqui representado pelo IEPAFC, em produzir e divulgar conhecimento técnico de excelência. 

    Fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação estão no DNA deste instituto. O crescimento tem sido notório nos últimos 10 anos, mas as dificuldades ainda são muito grandes. A sensibilização da necessidade de investimento para alavancar este tripé é absolutamente necessária na mesa das grandes decisões. Ensino, pesquisa e inovação nunca foram um investimento de retorno a curto prazo. São ações estruturadoras do modo de pensar social. E nós como sociedade que produz assistência à saúde temos obrigação de entender estas relações entre investimento e resultado e não retroceder no suporte a tudo que é necessário ao seu crescimento.

    Vivemos um momento em que a busca por sustentabilidade é fundamental. Toda instituição precisa encontrar o ponto de equilíbrio entre despesas e receitas. Não será diferente com o ensino a pesquisa e a inovação. O desafio é enorme, mas seguros de que contamos com um grande fiel nesta balança, que são os excelentes recursos humanos que dispomos, temos certeza do sucesso. Parabéns a todos que direta ou indiretamente contribuíram para mais este volume. Hoje como gestão executiva do RHP ficam nossa gratidão, nosso orgulho e compromisso em contribuir com crescimento ainda maior deste veículo de divulgação.