Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word (.doc ou .docx)
  • O texto foi submetido num arquivo único e seguindo os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • O trabalho científico foi submetido e aceito por um CEP ou não houve necessidade do mesmo ser submetido a um CEP.

Diretrizes para Autores

O “Journal of Hospital Sciences” é um periódico semestral, que tem por finalidade a publicação de artigos de profissionais de saúde e áreas correlatas, bem como a exploração de temas importantes para inovação e formação multiprofissional no ambiente hospitalar.

Ao submeter o manuscrito, os autores assumem a responsabilidade de o trabalho não ter sido previamente publicado e nem estar sendo analisado por outra revista científica. Todas as contribuições científicas são analisadas pelos editores. Só serão encaminhados aos revisores os artigos que estejam rigorosamente de acordo com as normas especificadas neste documento.

A aceitação será feita pela originalidade, significância e contribuição científica para o conhecimento da área. Deseja-se que sejam citadas referências atualizadas, permitindo leituras complementares mais aprofundadas. 

Regras de Publicação

Os artigos devem ser submetidos em arquivo único conforme as regras abaixo especificadas, digitados em fonte Arial, tamanho 12, com espaçamento 1,5 cm, preservando 2,5 cm nas margens direita e superior e 2,5 cm nas margens esquerda e inferior (conforme normas Vancouver), com recuo nos parágrafos de 1 cm.

O manuscrito deve estar em formato Microsoft Word (.doc ou .docx). As figuras devem ter extensão JPEG com resolução mínima de 300 dpi. Todos os artigos devem vir acompanhados por uma carta de submissão ao editor, indicando a seção em que o artigo deva ser incluído, declaração do autor de que todos os coautores estão de acordo com o conteúdo expresso no trabalho, explicitando ou não conflitos de interesse e a inexistência de problemas éticos relacionados.

O “Journal of Hospital Sciences” não se responsabiliza pelos conceitos e opiniões emitidos nos artigos, sendo esses de exclusiva responsabilidade dos autores. A todos os artigos aprovados pelo Corpo Editorial, será solicitada uma declaração de transferência de direitos autorais. 

Toda matéria relacionada à investigação humana e à pesquisa animal deve ter aprovação prévia da Comissão de Ética em Pesquisa, de acordo com as recomendações da Declaração de Helsinque, as Normas Internacionais de Proteção aos Animais e a Resolução nº 196/96 de 12 dezembro 2012 do Conselho Nacional de Saúde sobre pesquisa envolvendo seres humanos.

Idioma: os artigos devem ser redigidos em português (com a ortografia vigente).

SUBMISSÕES

LIMITE DE PALAVRAS: A contagem eletrônica de palavras deve incluir o resumo, texto, referências e legenda de figuras.

Observação: O resumo/abstract e as ilustrações (figuras/ tabelas e quadros) são considerados à parte.

ORDEM DO ARTIGO

Os artigos deverão seguir a seguinte ordem:

  • Página de título (pagina inicial)
  • Texto
  • Agradecimentos (opcional)
  • Referências
  • Tabelas
  • Figuras

Na página inicial devem constar:

  • Título do artigo elaborado de forma clara e concisa
  • Título resumido (inferior a 50 caracteres, incluindo espaços) para ser utilizado no cabeçalho das demais páginas do artigo;
  • Versão do título em inglês;
  • Nome completo dos autores, afiliação, número do registro ORCID do autor principal e e-mail de todos os autores;
  • Instituição na qual o trabalho foi realizado;
  •  Indicar o nome do autor responsável pela publicação, endereço completo e email;
  •  Resumo em português e palavras-chave;
  •  Abstract em inglês com keywords;
  •  Devem ser incluídos de 3 (três) a 5 (cinco) descritores (palavras-chave), assim
    como a respectiva tradução para os Key-words (descriptors). Os descritores
    devem ser consultados no site: http://decs.bvs.br/

ESTRUTURA FORMAL – (ARTIGO ORIGINAL E REVISÃO SISTEMATICA)

I. RESUMO: O resumo deve ser estruturado em cinco seções, evitando abreviações e observando o número máximo de palavras. As seções são: Fundamentos (racional para o estudo); Objetivos; Métodos (breve descrição da metodologia empregada); Resultados (apenas os principais e mais significativos); Conclusões(frases sucintas com a interpretação dos dados). Nos Relatos de Casos, o resumo deve ser não estruturado (informativo). Não cite referências no resumo.

II. TEXTO: Deve ser dividido em introdução, métodos, resultados, discussão e conclusões. No caso da área de gerenciamento e logística hospitalar, o texto pode ser dividido em: propósito, design/metodologia/abordagem, resultados, implicações da pesquisa, implicações práticas e originalidade.

III. AGRADECIMENTOS (opcional): devem vir após o texto. Nesta seção é possível agradecer a todas as fontes de apoio ao projeto de pesquisa, assim como contribuições individuais.

IV. REFERÊNCIAS: Numerar as citações das referências no texto usando o sistema numérico (sobrescrito, sem parênteses) de acordo com o aparecimento no texto, consecutivamente.

  • Abreviar os títulos dos periódicos de acordo com o List of Journals Indexed in Index Medicus - http://www.nlm.nih.gov/tsd/serials/lji.html.
  •  Seguir Estilo de Vancouver “Requisitos Uniformes para Originais Submetidos a Revistas Médicas” - http://www.icmje.org/index.html.
  •  Indicar o número DOI (Digital Object Identifier) dos artigos citados quando constar, caso não conste indique o endereço eletrônico.

Apresentar as Referências de acordo com as Normas “Estilo Vancouver. Normas Completas poderão ser consultadas - “Estilo Vancouver” – Uniform requirements for manuscripts submitted to biomedical journals (Requisitos uniformes para originais submetidos a revistas médicas). A exatidão das referências é de responsabilidade dos autores.

Citação no texto

As referências são representadas no texto pelo número índice - sobrescrito, sem parênteses.

TABELAS: devem ser apresentadas quando necessárias para a efetiva compreensão do trabalho, não contendo informações redundantes já citadas no texto e numeradas por ordem de aparecimento. Indicar os marcadores de rodapé na seguinte ordem: *, †, ‡, •, //, ‣, #, **, ††, etc. Devem ser digitadas e apresentadas em páginas à parte, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que forem citadas no texto. Evitar linhas verticais e inclinadas. A entidade responsável pelo levantamento de dados deve ser indicada no rodapé da tabela.

FIGURAS: para a submissão, as figuras devem ter boa resolução para serem avaliadas pelos revisores. As legendas das figuras devem ser formatadas em espaço simples, com fonte de Arial tamanho 10, localizada logo abaixo das figuras.  Devem ser apresentadas em páginas à parte, numeradas consecutivamente em algarismos arábicos na ordem em que forem citadas no texto. As abreviações usadas nas ilustrações devem ser explicitadas nas legendas. Mínimo 300 dpi de resolução.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.